sábado, 13 de abril de 2013

IV Conferência de Ambiente 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza o País para a realização da IV Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 24 a 27 de outubro de 2013, em Brasília. A quarta edição tem o desafio de contribuir para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, com foco em: 

I - Produção e Consumo Sustentáveis;

II - Redução dos Impactos Ambientais; 

III - Geração de Trabalho, Emprego e Renda; e

IV - Educação Ambiental.

Com o lema "Vamos cuidar do Brasil", a CNMA faz novamente um convite para que a sociedade brasileira - governos, empresários e sociedade civil - se engaje no processo de democracia participativa. É o fórum adequado para expor preocupações, dividir responsabilidades e apresentar reivindicações e sugestões que aprimorem a política ambiental do País.

A CNMA é também um importante instrumento de educação ambiental, uma chance de os cidadãos se apropriarem localmente dos compromissos planetários, assumindo responsabilidades para construção de sociedades sustentáveis.


Veja mais no sítio eletrônico exclusivo da 4ª CNMA:

No Rio de Janeiro a Conferência ocorrerá nos dias 13, 14, 15 de setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ.

A sociedade deve se mobilizar e participar, se posicionando e colocando várias questões que ficaram de fora como é o caso da mudança de tecnologia, uma discussão fundamental que inexiste no material oficial, dentre tantas outras.

A Pré Conferência ou Conferência paralela dos movimentos sociais tem como objetivos:
O nivelamento das informações sobre a temática;

Incluir nas discussões temas e questões que ficaram de fora e que são fundamentais para um processo de gestão de resíduos que atenda as questões ambientais e socioambientais;

Não ser um simples processo validador em atendimento ao sistema capitalista e seus defensores;

Produção de documento com as demandas sociais e orgânicas a ser entregue ao Estado do Rio de Janeiro através de seus representantes, na realização da 4ª Conferência realizada pelo mesmo; com cópia ao Governo Federal direcionada ao Ministério de Ambiente e ao Ministério de Direitos Humanos.

Em breve estaremos disponibilizando o LINK da página da Pré Conferência de Ambiente das Instituições do 3º Setor com a programação e o link para as inscrições, pois o auditório só comporta 300 pessoas.

No link a baixo encontram-se para ser baixado:

Objetivos da 4ª Conferência de Ambiente.

Na imagem e no link a baixo, esta o SITE oficial do governo com todas as informações sobre a 4ª Conferência de Ambiente, contendo materiais para serem baixados.

Esperamos que surjam cidadãos interessados na temática, e que possam participar desta discussão. Estaremos em breve encaminhando resumos sobre as questões encaminhadas pelo governo federal e realizando reuniões com coletivos e pessoas que possam fazer parte do evento.

Estamos na Comissão Organizadora do Estado do Rio de Janeiro, que terá sua próxima reunião no dia 24 de abril no auditório do INEA, sito Avenida Venezuela nº 110 6º andar na Praça Mauá no centro do Rio de Janeiro.

Saudações socioambientais
Gilvoneick Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário