quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Edição n° 48 da revista Cidadania & Meio Ambiente está disponível para acesso e/ou download
Informamos que a edição n° 48 da revista Cidadania & Meio Ambiente, ISSN 2177-630X, já está disponível para acesso e/ou download.

Vejam, abaixo, o sumário da edição:

6 - Overshoot ecológico; Na busca do progresso, a humanidade coloca em primeiro plano a satisfação desenfreada pelos desejos materiais. Mas esquece que, assim, está esgotando os recursos naturais da Terra. POR Marcus Eduardo de Oliveira.

9 - Entrevista; O francês Serge Latouche, professor de economia da Universidade Paris-Sul, fala sobre a teoria do ‘decrescimento’, que condena o crescimento pelo crescimento e a sociedade de consumo. Por IHU.

10 - O que os jovens sabem sobre sexo, uma pesquisa feita com pessoas entre 18 e 29 anos revelou que ainda há muito preconceito e ideias equivocadas sobre relacionamento sexual. E isso pode trazer problemas de saúde pública. POR Aline Valcarenghi.

14 - O Estado laico; No governo, cresce a bancada religiosa. E isso tem levantado discussões entre políticos e pesquisadores, preocupados com o crescimento de censuras que possam prejudicar o campo da saúde. POR Viviane Tavares.

16 - Carros demais; Há um número excessivo de veículos nas ruas, trazendo problemas para a mobilidade e para o bem-estar das pessoas. É preciso reverter esse quadro e apostar nos transportes coletivos. POR Cesar Sanson.

22 - A retomada da terra; Os pequenos produtores rurais são a ponta mais fraca do processo capitalista. Para eles, sobra sempre muito pouco. É preciso valorizar esses trabalhadores e melhorar suas condições. POR Rafael Silva.

24 - O mecanismo das gorduras; Elas são essenciais para o organismo. Mas, se o seu consumo é excessivo, pode levar a diversas doenças. É preciso entender o mecanismo desses macronutrientes para não correr riscos. POR Fabio Cardoso de Carvalho.

28 - Quanta pobreza podemos suportar? Uma jornalista espanhola conta sobre a terrível situação econômica em seu país atualmente. As pessoas estão perdendo seus empregos, suas moradias, suas dignidades. E a tendência é piorar. POR Esther Vivas.

29 - Sustentabilidade muito além; As políticas devem ser focadas não só no desenvolvimento humano, mas também na preservação da qualidade de vida do planeta. Ou seja, com equilíbrio social, econômico, político e ambiental. POR Gelma Reis.

30 - Direitos humanos e da natureza; De nada adianta proteger apenas os homens, deixando de lado os cuidados ambientais. Afinal, todos nós precisamos da biodiversidade para que haja vida no planeta. Equilíbrio é fundamental. POR José Eustáquio Diniz Alves.

32 - Mecanização agrícola na Amazônia; Diversos pequenos agricultores familiares não estão fazendo uso eficiente de máquinas para ajuda-los em suas produções. Mas há, também, exemplos de sucesso no campo. POR Raimundo Nonato Brabo Alves.

As edições da revista; Na versão on-line, também estão disponíveis, no formato do Acrobat Reader, para livre acesso ou download gratuito na página da revista no EcoDebate.
Desejamos a todas (os) uma proveitosa leitura.

Um abraço fraterno,
Henrique Cortez coordenador editorial do Portal EcoDebate.


 Fonte: EcoDebate

Nenhum comentário:

Postar um comentário