sexta-feira, 14 de março de 2014

Poluição na Baía de Guanabara ameaça manchar a imagem do Rio 2016.
Foto quarta-feira de um homem andando perto de uma pilha de lixo na praia de Botafogo Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. 12 de março de 2014. Baía de Guanabara, local das competições de vela dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016, é tão sujo em determinados sectores que mais parece um céu aberto dreno um local que em cinco meses sediará o primeiro evento oficial de teste. Foto: Sergio Moraes / Reuters.

Baía de Guanabara , local das competições de vela dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro 2016, é tão sujo em determinados sectores que mais parece um céu aberto dreno um local que em cinco meses sediará o primeiro evento oficial de teste.

Um passeio de barco nas águas de um dos mais famosos pontos turísticos da cidade revela o grande desafio que as autoridades e os organizadores para melhorar a situação do local a tempo para os Jogos.

Além de cadeiras , aparelhos e inúmeras peças de madeira e sacos de plástico , existem todos os tipos de lixo , para não mencionar o lixo que se acumula nos bancos.

"Os Jogos foram recebidos com grandes expectativas para a oportunidade de recuperar as décadas ambientais acumulados, mas, infelizmente, dois anos após os Jogos , a situação continua a mesma coisa ", disse à Reuters o biólogo Mario Moscatelli TV , um dos líderes da campanha de limpeza da baía.

A proposta de candidatura para sediar os jogos apresentados em 2009, Rio dedicou um capítulo para o legado ambiental único deixamos o evento.

Descrito como "um dos principais símbolos naturais do Rio , " Baía de Guanabara estaria sujeito a projeto de descontaminação estabeleceria " um novo nível de preservação da qualidade da água para as gerações futuras . "

Enquanto isso , a realidade está longe disso .

Apesar dos 760 milhões de reais investidos entre 1994 e 2006, na limpeza do lugar , financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) eo Banco do Japão para Cooperação Internacional (JBIC ), há detritos flutuantes em todos os lugares e as montanhas
resíduos acumulados nas margens.

O governo do Rio lançou um plano a fim de limpar a 80 por cento da Baía de Guanabara em 2016, mas o cenário continua desolador .

Apesar da sujeira , os atletas brasileiros e estrangeiros continuam a usar o site para navegar.
Em agosto, o local receberá o seu primeiro evento de teste com uma vista para o Rio 2016, com atletas de várias categorias e países diferentes.

De acordo com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro ( COB) e do Comitê Organizador Rio 2016 , Carlos Arthur Nuzman , os Jogos não serão prejudicados pela poluição.

A poluição da Baía de Guanabara se junta a outros problemas enfrentados pelo Brasil para os Jogos Olímpicos ea Copa do Mundo deste ano, dois eventos inicialmente consideradas como oportunidades para o país para demonstrar suas qualidades para o mundo e deixar um legado , mas tornou-se
uma dor de cabeça .

(Por Pedro Fonseca, relatório TV Reuters. Damián Pérez In, editado por Tony Jimenez )

Fonte: TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário