sexta-feira, 14 de março de 2014

São fechadas oito escolas por dia em zonas rurais do Brasil.
Oito escolas são fechadas por dia, em média, na zona rural do Brasil. O assunto é fonte de preocupação para o governo federal que já enviou ao congresso, há dois anos, um projeto para estancar a hemorragia.
Em média, são fechadas oito escolas todos os dias, em zonas rurais do país. Nos últimos dez anos, são menos 32,5 mil unidades no campo, de acordo com a Folha de S. Paulo.

O número de estabelecimentos de ensino é preocupação para o governo federal, que há dois anos enviou ao Congresso um projeto para estancar a redução anual.

A proposta, aprovada apenas na semana passada no Senado e agora nas mãos de Dilma, fala nos transtornos à população rural, que “ou deixa de ser atendida, ou passa a demandar serviço escolar” – daí a ideia de exigir uma análise prévia e consultar a comunidade sobre o fechamento, ou não, das escolas.

Nos dias de hoje, o fechamento é motivo de apreensão de sindicatos e movimento do campo. Por sua vez, prefeituras e Estados alegam custos de manutenção e problemas de estrutura.

Em alguns casos, o fechamento é acompanhado de uma “nucleação”, enviando os alunos para uma só “escola-polo”, maior do que as outras, ainda na zona rural. Em outros, o vazio de escolas no campo e as longas distâncias até as escolas-polos obrigam os estudantes a se deslocar até à cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário