terça-feira, 15 de abril de 2014

Dilma foi informada antes de compra de refinaria em Pasadena.
Os Estados Unidos da América consultaram Dilma Rousseff em 2006, quanto esta ainda era presidente do Conselho da Petrobras, antes da empresa avançar com a compra da refinaria em Pasadena.
De acordo com o grupo Wikileaks, telegramas confidenciais americanos revelam reuniões e missões enviadas ao Brasil pela Casa Branca antes da estatal brasileira comprar o complexo americano. Outro elemento consultado foi o ex-diretor internacional da Petrobrás, Nestor Ververó, epicentro da crise, escreve o Estadão.

Um dos telegramas data do dia 12 de junho de 2006 e é explicito em relação ao assunto já em seu título: “A aquisição da Petrobras da Pasadena Refining Systems”. O documento foi enviado pela embaixada americana aos Departamento de Estado norte-americano e conta as reuniões de ministros e delegações de Washington com autoridades brasileiras – entre elas Dilma Rousseff.

O governo presidido, na altura, por George W. Bush garante também a existência de reuniões com o ex-diretor internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Ele foi o responsável pelo parecer técnico que baseou a decisão do Conselho de Administração da Petrobras de comprar a refinaria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário